Câmara dos Deputados homenageia Dia Internacional das Pessoas Idosas

Republicanos celebram conquistas e debatem desafios do envelhecimento populacional

Publicado em 29/9/2025 - 20:19

Brasília (DF) – Nesta segunda-feira (29), a Câmara dos Deputados realizou homenagem ao Dia Internacional das pessoas Idosas, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1990, e é celebrada anualmente no dia 1º de outubro.

“Hoje esta Casa não apenas realiza uma sessão solene, mas presta um tributo de reconhecimento, de gratidão e de compromisso com aqueles que construíram a história do nosso país, que abriram caminhos para que as novas gerações pudessem trilhar”, disse Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), autor da sessão.

No Brasil já vivem mais de 32 milhões de idosos, o que corresponde a cerca de 14% da população. As projeções indicam que em apenas cinco anos seremos o quinto maior país do mundo em número absoluto de idosos. Para Julio Cesar, esses dados são um paradoxo.

“Por um lado, é motivo de celebração, porque revela o aumento de nossa expectativa de vida, resultado do avanço da medicina, das vacinas e de tantas conquistas sociais. Mas por outro lado, é um grande desafio”, comentou.

O deputado estadual Ricardo Quirino (Republicanos-GO), que já foi secretário do Idoso e trabalha há mais de 17 anos em defesa da causa, falou sobre a autonomia dos idosos e importância de se manter integrado à sociedade após os 60 anos.

“A pessoa que completa 60 anos não perde seu talento, não perde vigor, não perde vida. Por isso a minha mensagem é: tenha autonomia, tenha independência, trabalhe, lute, passeio, participe. Venha para cá, tenha os seus grupos sociais, cuide da sua saúde, pratique atividade física”, disse.

A vice-governadora do DF, Celina Leão, adiantou algumas das próximas medidas do governo, como a construção de um hospital geriátrico. “Nós sabemos que algumas doenças são típicas da idade e que precisamos ter um espaço definido para que a pessoa idosa possa buscar um geriatra, fazer exames e ter acompanhamentos, sem precisar se deslocar”.

O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, falou sobre as atividades da pasta com foco em oportunidades para a terceira idade. “Através dos nossos programas e projetos, promovemos cada vez mais qualidade de vida, com professores aptos e bem instruídos para tratar pessoas idosas com a dignidade que realmente precisam e demandam”, afirmou.

A banda do Corpo de Bombeiros Militar do DF esteve presente no evento e executou o Hino Nacional. Houve também apresentação de idosos, liderada pelo Mestre de Capoeira, Gilvan de Andrade, além da presença do deputado estadual Martins Machado, do Republicanos-DF, e do vereador de Águas Lindas (DF), Jorge Amaro (Republicanos).

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Felipe Rodrigues / Ascom – Liderança do Republicanos
Foto: Julio Dutra

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend