Câmara aprova Mês da Conscientização da Doença de Parkinson

Projeto é de autoria do republicano Ricardo Izar, portador da doença

Publicado em 21/4/2022 - 00:54

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (20), o Projeto de Lei 2730/20, de autoria do deputado Ricardo Izar (Republicanos-SP). O PL institui em abril o Mês da Conscientização da Doença de Parkinson, enfermidade degenerativa crônica do sistema nervoso central. O texto segue para análise do Senado.

Em plenário, o republicano Ricardo Izar, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa das pessoas com Parkinson, agradeceu o apoio dos deputados ao projeto. “Temos mais de 400 mil portadores de Parkinson no Brasil com menos de 65 anos e 1% da população acima de 65 anos tem a doença. Esse projeto vai ampliar a inserção do tema na comunidade, além de reforçar o preparo do corpo clínico para detectar precocemente a doença e proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes”, explicou.

A instituição do mês da conscientização da Doença de Parkinson também tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico para o tratamento dos portadores da doença, além de incentivar a conscientização dos familiares.

Em discurso, Ricardo Izar contou que foi diagnosticado com Parkinson há dez anos e, na Câmara, tem como uma de suas principais bandeiras a defesa das pessoas que têm a doença. A enfermidade é degenerativa, crônica e progressiva e afeta funções primordiais do corpo, causando lentidão na mobilidade, tremores e diminuição dos reflexos, entre outros.

Texto: Thifany Batista, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Foto: assessoria do deputado federal Ricardo Izar (Republicanos-SP)

Reportar Erro
Send this to a friend