A discriminação do trabalhador idoso

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

Publicado em 11/03/2021 - 07:44

Acredita-se que uma das formas para assegurar o envelhecimento com qualidade de vida é proporcionar ao idoso a oportunidade de trabalho e a manutenção do emprego daqueles que ainda querem continuar trabalhando.

Neste sentido, o Estatuto do Idoso prevê que o exercício de atividade profissional deve respeitar as condições físicas, intelectuais e psíquicas do trabalhador, ou seja, o empregado idoso jamais poderá ser discriminado em razão de sua idade. Entretanto a realidade tem mostrado que, quando as empresas reestruturam seus quadros funcionais, os primeiros da lista de demissão são os trabalhadores de faixa etária mais elevada. E não raro os empregados que estão prestes a completar o tempo necessário para aposentadoria, são demitidos.

Um exemplo desse total desprezo à experiência e ao conhecimento dos idosos foi relatado pelo Ministério Público da Paraíba ao descrever uma pratica de discriminação contra um professor após anos de dedicação e fidelidade à uma empresa. Segundo a promotora de Justiça de João Pessoa, o professor universitário trabalhava em uma unidade hospitalar e foi demitido sumariamente, sem receber aviso prévio. No lugar do médico idoso, foram contratados seis jovens médicos, para a mesma especialidade. A promotora relatou que objetivo do professor era apenas ser ouvido para falar de sua dor em não poder mais exercer a medicina naquele hospital onde dedicou a maior parte de sua vida profissional.

Em um país que envelhece de forma tão acelerada, não há espaço para essas atitudes cruéis que se materializam pelo completo desprezo à experiência e a negação do conhecimento adquirido ao longo dos anos. Por isso, faz-se necessária, uma ação conjunta do Governo, das empresas e da sociedade em geral para que haja maior efetividade às normas constitucionais e em especial ao Estatuto do Idoso para assegurar a população idosa o direito à participação e reintegração no setor produtivo e na vida social do país.

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

Reportar Erro
Send this to a friend