Mecias de Jesus está entre os senadores que mais apresentaram projetos de lei

Parlamentar foi considerado o mais atuante da Região Norte e o segundo do país em 2022

Publicado em 05/01/2023 - 14:08

Brasília (DF) – Em 2022, o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) apresentou dezenas de projetos que visam trazer benefícios para o país. O representante roraimense tem pautado seu mandato na luta pelo desenvolvimento da Região Norte e das famílias mais vulneráveis.

Ao todo foram 29 Projetos de Lei e 21 emendas parlamentares. Mecias atuou também em 19 relatorias, se tornando o parlamentar da Região Norte que mais apresentou propostas no Senado Federal e o segundo do país no ranking. Das emendas apresentadas, oito foram aprovadas e cinco transformadas em norma jurídica.

A experiência adquirida como deputado estadual durante décadas e a convivência diária com a população dos municípios roraimenses facilitou na elaboração de projetos que assegurem as diversidades da região.

“Desde que cheguei ao Senado Federal, procurei apresentar Projetos de Lei que pudessem ser adotados de forma prática no cotidiano das pessoas, baseando-se nas necessidades da população do meu estado e na minha experiência de deputado estadual”, afirmou.

Dentre os Projetos de Lei apresentados alguns se destacam por oferecerem soluções às questões corriqueiras no dia a dia das pessoas. Como o que assegura o direito do portador de deficiência mental, intelectual ou sensorial, de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão de apoio emocional. “Medida como essa pode parecer, a quem não sofre com tal tipo de demanda, coisa menor, sem grande valor, embora tenha peso significativo para quem enfrenta drama dessa natureza” disse o parlamentar.

Mecias é autor, ainda, da proposta que aumenta a pena para a prática de importunação sexual se o crime for praticado por médicos ou profissionais de saúde no exercício de suas atividades em consultórios ou hospitais e do Projeto de Lei que torna permanente e amplia o valor do auxílio-gás.

Na área de segurança, estão as propostas que dispõe sobre o bloqueio de motorista de aplicativo em determinadas circunstâncias e o que garante a utilização de dados biométricos dos órgãos públicos em caso de investigações.  E pensando nos alunos do país, o senador elaborou um projeto que obriga as escolas a terem ao menos um profissional de segurança.

“O meu papel como legislador é proporcionar às pessoas mais vulneráveis condições para que tenham uma vida com mais qualidade, em especial para aqueles que moram na Região Norte do país”, destacou o senador.

Mecias apresentou, ainda no ano de 2022, propostas em diversas áreas, como transporte, saneamento básico, ciência, segurança, defesa do consumidor e saúde.

Texto: Ascom – senador Mecias de Jesus 
Foto: cedida 

Reportar Erro
Send this to a friend