E-Título 2022: conheça as novas funcionalidades

Aplicativo pode ser baixado no Google Play e App Store

Publicado em 2/8/2022 - 10:15 Atualizado em 8/8/2022 - 14:28

Brasília (DF) – O aplicativo e-Título, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que consiste na via digital do título eleitoral, passou recentemente por novas atualizações para facilitar a vida do eleitor no dia da votação.

Entre as inovações está a redução do impacto nos serviços em períodos de grande procura e uma nova central de notificações. A versão contempla, ainda, melhoramentos relacionados à acessibilidade, inclusive com alteração das cores do aplicativo e adaptação das telas para cumprir as melhores práticas de acessibilidade. A versão apresenta, ainda, evolução na funcionalidade de notificações, que possibilita o registro histórico dos avisos recebidos pelo usuário.

Outra novidade é a opção “Cartório Lotado”, funcionalidade de controle do fluxo de acesso aos principais serviços. Por meio da opção, em caso de um grande número de solicitações, a pessoa entrará numa espécie de fila de espera e, quando tentar novamente acessar o serviço, terá preferência no atendimento.

O e-Título substitui o documento em papel e oferece uma série de serviços e informações, como a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas; a consulta ao local de votação e a inscrição como mesário voluntário, entre outros. Tudo sem a necessidade da ida pessoal ao cartório.

Atualmente, mais de 25 milhões de eleitores usam o aplicativo. O TSE recomenda que ele seja baixado alguns dias antes das eleições, cujo primeiro turno acontecerá no dia 2 de outubro. Com mais tempo para utilizar a interface do aplicativo, o eleitor estará mais seguro e apto para usá-lo no dia da votação. O e-Título está disponível no Google Play e App Store.

A ferramenta possibilita, ainda, as pessoas se cadastrarem como mesários voluntários.

Justificativa de ausência

Os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição poderão utilizar o e-Título para justificar sua ausência, por meio da geolocalização do aplicativo. Essa funcionalidade estará disponível somente no dia da eleição, das 8h às 17h.

Para fazer a justificativa fora do dia da eleição, será necessário apresentar documento comprobatório que motivou a ausência. 

Nenhum dos serviços prestados pelo e-Título é exclusivo do aplicativo. Isso significa que as certidões também podem ser obtidas pelo computador ou junto ao cartório eleitoral. A ferramenta, no entanto, visa tornar esses e outros serviços mais ágeis, seguros e de mais fácil acesso por parte dos eleitores.

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO, com informações do TSE

 

Reportar Erro
Send this to a friend