Qual a diferença entre voto branco e nulo?

Você vai entender qual a diferença entre voto branco e nulo. Confira e tire de vez esta dúvida

Publicado em 09/11/2020 - 09:31

Brasília (DF) – As eleições são realizadas no Brasil a cada dois anos e muitos eleitores têm dúvidas sobre qual a diferença entre o voto branco e nulo.

Apesar de o voto ser obrigatório, o eleitor é livre para escolher o seu candidato ou não escolher candidato algum. Dessa forma, o cidadão é obrigado a comparecer ao local de votação ou a justificar sua ausência, mas pode optar por votar branco ou anular o seu voto.

Mas qual é a diferença entre eles?

O voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Para votar em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla “branco” na urna e, em seguida, a tecla “confirma”.

Já o voto nulo é aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto por não concordar com as propostas de nenhum dos candidatos. Para votar nulo, o eleitor precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”.

Vale lembrar que o voto nulo não anula as eleições e o voto branco não vai para nenhum partido político. De acordo com o artigo 77 da Constituição Federal, parágrafo 2º, são considerados exclusivamente os votos válidos, ou seja, os votos que são direcionados para algum candidato ou para alguma legenda (partido). Os votos nulos e brancos não são considerados votos válidos e não interferem no resultado das eleições.

A diferença entre o voto em branco e nulo, além da questão estatística, já que são computados separadamente, é a forma como o voto é registrado na urna pelo eleitor.

O voto é um direito do cidadão é o exercício da plena democracia. Por isso, a importância do eleitor votar consciente, conhecer bem as propostas dos seus candidatos, pois é por meio do voto que são eleitos os representantes do povo nas esferas de poder e isso tem impacto direto na vida de todos os brasileiros.

Por Agência Republicana de Comunicação (ARCO), com informações do TSE
Ilustração: Arquivo Republicanos


Conheça o Espaço do Candidato Republicano

Na página exclusiva, você encontra modelos de materiais de propaganda, dúvidas frequentes, E-book do Candidato Republicano, orientações sobre a legislação eleitoral, dicas para campanha nas redes sociais e outros. Acesse agora e aproveite ao máximo tudo que preparamos para ajudar você durante a campanha.

 

Reportar Erro