Nova versão tem fluxo mais dinâmico
Publicado em 6/8/2024 - 14:15 Atualizado em 12/8/2024 - 11:23
Eleitoras e eleitores em situação regular podem se cadastrar pela internet para atuarem como mesárias (os) no pleito deste ano. A atuação desses colaboradores é fundamental para reforçar a transparência e a legitimidade das eleições. As Eleições Municipais de 2024 acontecem nos dias 6 (1º turno) e 27 de outubro (eventual 2º turno).
As funções desses colaboradores da Justiça Eleitoral vão desde controlar o fluxo na seção eleitoral, que começa com a chegada das eleitoras e dos eleitores e com a organização da fila, até a conferência de documentos de identificação dos eleitores no caderno de votação. Eles também preenchem um documento chamado de ata da votação e da mesa receptora, no qual devem ser registradas todas as ocorrências observadas ao longo do dia da eleição.
Como saber se foi convocada ou convocado?
Os colaboradores que irão trabalhar nas Eleições Municipais de 2024 começaram a ser designados no dia 9 de julho. O prazo para que juízas e juízes eleitorais publiquem editais com os nomes e os locais de atuação das pessoas que farão parte das mesas receptoras de votos e de justificativas vai até o dia 7 de agosto. Nesse período, ainda serão divulgadas as nomeadas e os nomeados para servirem como apoio logístico, inclusive nos Testes de Integridade da Urna Eletrônica.
Aplicativo Mesário 2024
Já está disponível para download, no Google Play e na App Store, a nova versão do aplicativo Mesário, atualizado pela Justiça Eleitoral para treinar as pessoas que atuarão nas Eleições Municipais deste ano. A versão 2024 traz nova identidade visual, facilitando a visualização dos tópicos, além de linguagem simplificada e fluxo mais dinâmico e ainda mais intuitivo do que a versão anterior.
O aplicativo foi desenvolvido para treinar e auxiliar as mesárias e os mesários antes e durante as eleições. Além do conteúdo sobre os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral, é possível acessar materiais complementares, acompanhar o progresso no treinamento, ver o histórico dos certificados e usar, no dia do pleito, listas de verificação para realizar conferências no início e no final da votação.
O conteúdo vem acompanhado de imagens ilustrativas, cartilhas e outros documentos de apoio, como o Manual do Mesário e o Guia Rápido para o Dia da Eleição. Também contém um vídeo com instruções e treinamento específico para quem vai exercer a função.
Texto: Com informações do TSE
Arte: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)