Wilson Filho

Wilson Filho

| Deputado Estadual (PB)

Total de 47.129 VOTOS

Biografia

Wilson Filho nasceu na cidade de João Pessoa (PB), em 10 de agosto de 1989. É advogado e mestre em Administração Pública pela Faculdade IDP, em Brasília.

Entre 2011 e 2018, nos seus 8 anos como deputado federal, o parlamentar apresentou mais de 1.300 proposições e conquistou mais de R$ 700 milhões em emendas destinadas para diversos municípios paraibanos.

Uma das mais significativas contribuições para a Paraíba foi a conquista de R$ 150 milhões para a construção da terceira faixa na BR-230, no trecho entre Cabedelo e Oitizeiro, em João Pessoa, incluindo a construção 13 novos viadutos, se configurando como a maior obra de mobilidade urbana da história do estado.

Segundo deputado federal mais jovem do Congresso Nacional, eleito aos 21 anos, o parlamentar foi coordenador da bancada federal paraibana por quatro vezes e presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.

Dentre as suas principais bandeiras de defesa, estão: o combate e prevenção ao uso de drogas, tendo atuado como 1º vice-presidente da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara dos Deputados; a valorização da educação, sendo o responsável por relatar o projeto do Novo Ensino Médio Brasileiro e se tornando o único parlamentar paraibano a receber a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, maior honraria da Educação no Brasil; e o Desenvolvimento Regional, cuja Proposta de Emenda Constitucional de sua autoria para a criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino (PEC 19/2011) tornou-se protagonista de um debate nacional sobre o tema.

O deputado Wilson Filho foi eleito por unanimidade presidente da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, além de compor a Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional.

Nas Eleições 2018, foi eleito com 31.781.

Filiou-se ao Republicanos Paraíba em março de 2022 para disputar às eleições e foi reeleito para o segundo mandato com 47.129 votos.

Em abril de 2023, precisou se licenciar do cargo por motivos médicos. Retornou em agosto do mesmo ano.